sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

COMO CANTAR NA IGREJA (IV)

Olá! Seguimos com mais dicas sobre "Como cantar na Igreja". Hoje, Vânia nos fala sobre os cuidados que os cantores devem ter com a saúde. Boa leitura!

Quem canta, deve ficar sempre atento ao seu estado de saúde, para poder exercer melhor seu ministério e ter uma boa qualidade de vida.
- Não engorde demais: cantar abre fome e os cantores tem tendência a se tornar obesos. Isto não faz bem para a voz. O peso atrapalha o bom funcionamento do diafragma, que depende que o cantor tenha seu tonus muscular em dia. Ginástica moderada é excelente para o cantor.

- O cantor não precisa se abster (exceto quando por ordem médica) de tudo que é gelado. Deve evitar o excesso e o choque térmico. Não beber gelado quando a garganta estiver aquecida, não beber gelado muito rapidamente, evitar excesso de bebidas alcoólicas. Quando o cantor se abstém totalmente do gelado, ele fica mais suscetível a correntes de vento ou de algum gelado eventual.
- Não fumar. O cigarro pode não causar problemas a curto prazo, mas sempre atrapalha a saúde do cantor (e de quem não canta também), em diversos aspectos.
- E se perceber qualquer mudança repentina ou dificuldade em cantar, um médico deve ser consultado. Ele saberá o que fazer em cada caso. Nada de automedicação.

Na próxima sexta, encerramos as dicas para os cantores. Esperamos por você! Até lá, Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Parabéns Vaninha pelas dicas, realmente é muito importante cuidarmos da nossa saúde tanto a saúde do como a saúde da alma, fazendo valer aquele velho ditado popular, corpo são mente sã.

    ResponderExcluir