sábado, 15 de outubro de 2011

JUFRA CELEBRA 40 ANOS NO BRASIL

Logomarca dos 40 anos da JUFRA do Brasil
A JUFRA - Juventude Franciscana - celebra neste mês de outubro, seus 40 anos de oficialização no Brasil. Apesar de algumas experiências de fraternidades com jovens já na década de 60, é somente em janeiro de 1971 que, no Capítulo Nacional da “Ordem Terceira da Obediência Capuchinha” (ainda dividida e interobediencial), Ivone Barszcz é nomeada pela OFS, primeira Secretária Executiva da JUFRA do Brasil e o entusiasta Frei Eurico de Mello, OFMCap é nomeado pelo Ministro Geral, Frei Pascoal Riwalsky, Assistente Nacional da Juventude Franciscana do Brasil, recebendo assim a incumbência de fundar novas fraternidades em todo o Brasil.
As comemorações acontecem durante o Encontro Celebrativo dos 40 anos da JUFRA do Brasil, que ocorrerá na terra de Frei Galvão, Guaratinguetá-SP, nos dias 28 a 30 de outubro de 2011 e tem como tema “JUFRA do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da História”. Na ocasião, será realizada uma romaria até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada a Missa dos 40 anos.
Estandarte de Santa Rosa de Viterbo
Em preparação ao Encontro Celebrativo, acontece, desde junho último, a Peregrinação dos Estandartes de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da JUFRA. Os estandartes - um para cada área, que corresponde às regiões geográficas do Brasil - estão visitando todas as fraternidades do país, nos 18 regionais.
O da Área Nordeste chega a Ceará-Mirim no próximo dia 23 e será acolhido durante a Missa da Juventude, às 19h, na Matriz de N. Sra. da Conceição. A Fraternidade Mensageiros de Paz e Bem será a última a receber a peça e é responsável por conduzi-la até Guaratinguetá-SP. Lá, entre os quase 200 particpantes, estarão os jufristas Elisabete Bezerra e Jonilson Figueiredo, além de Charles Nascimento, da Ordem Franciscana Secular; todos de Ceará-Mirim.
A fraternidade local está presente desde o início das comemorações, com a logomarca dos 40 anos da JUFRA do Brasil (acima), feita pelo artista plástico Júlio Siqueira Filho, que é jufrista cearamirinense. A cidade teve a primeira fraternidade da JUFRA no Rio Grande do Norte, em 1971, implantada pelo Fr. Aquino Rodrigues, OFM.
Ouça, no player ao lado, o Hino dos 40 anos da JUFRA, de autoria de Cariolando Dantas, da OFS de João Pessoa-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário