segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MADRI ESTÁ PRONTA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

A expectativa aumenta, o coração bate forte, o frio na barriga surge em cada caminhada que se dá pelas ruas de Madri e em cada encontro com peregrinos que já começam a chegar de todas as partes do mundo. É esse o sentimento de quem já está na capital espanhola às vésperas da 26ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece dos dias 16 a 22 de agosto em Madri, Espanha.


Por cada lugar que se anda se respira o clima da JMJ, e a cidade de Madri está dando um show de organização e acolhida aos peregrinos. Por toda a cidade é possível encontrar cartazes, faixas e banners de “Bienvenidas” (Boas-Vindas). Restaurantes, cafés, supermercados, lojas, estações de metro, aeroporto, tudo que se possa imaginar está com a cara do encontro mundial de Bento XVI com os jovens.

Postos de informações sobre o evento estão espalhados por todos os lugares. Ainda no metrô você consegue facilmente um mapa da cidade e das linhas de transporte, além de guias e agendas dos eventos da JMJ.

Para quem chega – ainda no aeroporto – é possível contar com ajuda dos guias voluntários que também estão distribuídos por toda a capital espanhola para auxiliar os peregrinos estrangeiros. São mais de 30 mil jovens de vários países e nacionalidades que se colocaram à disposição para servir os irmãos nesta jornada.

Um destaque especial para a infraestrutura da cidade, que é de alta qualidade. De metrô você chega a qualquer lugar de Madri em poucos minutos, além disso, o aeroporto, as estações de metrô e ônibus são interligados, facilitando em muito o acesso aos principais locais de atividades, sejam culturais ou as oficiais com o Papa. Nos dias da JMJ a organização está incentivando os peregrinos a usarem somente o metrô, meio mais seguro e mais rápido. Além disso, nos dias de jornada esse meio de transporte [metrô] será livre para o público.

Outro detalhe muito interessante é que os principais restaurantes e “fast-foods” da cidade estão credenciados para receber os “tickets” de refeição que os peregrinos inscritos receberão junto com a mochila e a credencial da JMJ.

Com a megaestrutura que Madri montou para receber os peregrinos em plena crise econômica da Europa, muitos espanhóis têm questionado os gastos da JMJ; mas segundo padre Fran Caniesto, que trabalha na Secretaria Geral da JMJ, a receita que se tem com um evento como a Jornada Mundial da Juventude cobre, e muito, os gastos que se tem para realizá-la.

“É claro que todo evento tem grandes custos, mas os gastos da JMJ chegam a 50 milhões e, no entanto, o retorno em turismo e inscrições de peregrinos pode chegar a até 100 milhões”, salientou padre Fran.

Preparação dos lugares onde estará o Santo Padre

O Papa Bento XVI chega a Madri no dia 18 de agosto ao meio-dia (horário de Madri). Ainda no aeroporto uma cerimônia de boas-vindas será feita ao Santo Padre, que em seguida será levado para a Nunciatura Apostólica (casa do Papa nos dias em solo espanhol).

Às 19h30 desse dia Bento XVI sairá da Nunciatura e, de Papa-móvel, se dirigirá para a Praça de Cibeles onde acolherá os jovens num primeiro encontro entre os protagonistas da festa e o Sumo Pontífice. Na Praça de Cibeles, uma expressiva  infraestrutura também está sendo montada. Telões estão sendo instalados nas ruas de acesso à praça para que ninguém fique sem ver o Sua Santidade.

Como se trata de um Chefe de Estado, os lugares por onde Bento XVI passará está passando por rigorosas inspeções. É possível ver a polícia em várias partes da cidade para garantir a segurança de todos.

No dia 19 o Papa terá alguns encontros fechados com religiosos, professores e universitários e à noite, ainda na Praça de Cibeles, o Sumo Pontífice presidirá a tradicional Via-Sacra da JMJ. No sábado, dia 20 pela manhã, Bento XVI presidirá uma Santa Missa na Catedral de Almudena para os seminaristas e se encontrará com jovens num hospital.

À noite do sábado está por conta da grande vigília com os jovens no Aeródromo de Cuatro Vientos, local onde também será presidida a Santa Missa de encerramento da JMJ 2011, ocasião em que Bento XVI anunciará a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.

Extraído do blog Destrave, do portal Canção Nova
Por Daniel Machado (enviado especial a Madri
Fonte: http://destrave.cancaonova.com/madri-se-prepara-para-a-jmj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário