sábado, 9 de abril de 2011

FRANCISCO, FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe a cada ano, através da Campanha da Fraternidade (CF), um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação à Páscoa. Em 2011 estamos falando sobre meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas – causas e consequências. Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta; Lema "A Criação geme em dores de parto", (Rm 8,22). Aquecimento global, mudanças geológicas nada mais é do que reações às nossas ações. A Campanha da Fraternidade vem nos alertar desta verdade: tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta. Nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos juntos e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação. Podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança. Podemos iniciar um período de gestação e após este período em que nos organizaremos com ações que ajudem a preservar o meio ambiente, receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
E para reforçar nossas expectativas aos gestos concretos, que surgirão em nossas paróquias e sociedade, sugerimos para nos estimular ao amor fraterno entre irmãos e irmãs comprometidos com o Meio Ambiente, louvarmos ao Senhor como São Francisco de Assis o fez por todas as criaturas que fazem parte da vida planetária. Que a oração em que São Francisco louva a Deus pelas criaturas, nos inspire novas atitudes e nos ajude a ser transformados pelo Espírito de Deus de modo a resgatarmos atitudes de quem cultiva e cuida do seu jardim, esta obra maravilhosa que hoje requer socorro dos autênticos filhos de Deus, e de todos aqueles que empreendem ações sinceras e despojadas em favor do planeta.
São Francisco é um exemplo eterno no uso das criaturas, que continuavam vivas em seu redor! Para São Francisco de Assis, a pobreza significava que ele não se achava dono das criaturas, para fazer com elas o que quisesse. E isto se transformou em redenção, salvação, libertação das criaturas!
O olhar contemplativo de São Francisco (ele olhava com atenção durante muito tempo) fez com que ele chamasse todas as criaturas como suas irmãs. Sem pensar em poder, nem lucro, este olhar do Santo transforma as criaturas em sinais do Criador. Ao contemplar e usar a natureza, São Francisco somente vê reflexos da imagem, da bondade e da beleza de Deus, e ele renuncia à posse e à dominação. Brotou em São Francisco um respeito impressionante por todos os seres criados. Uma fraternidade universal é sua característica!
Que São Francisco nos inspire novas atitudes e nos estimule a cuidar e cultivar o jardim de Deus, o mundo, que hoje necessita do socorro de verdadeiras e sinceras ações dos autênticos filhos e filhas de Deus! Vamos ser zeladores da natureza!

(Adaptado do artigo "CF-2011: São Francisco e a Criação", de Frei Anselmo München)

Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, e o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do Evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário