sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MINISTROS DA MÚSICA

Olá, meus irmãos! Iniciamos nossa série sobre "Como cantar na Igreja" com este artigo do Emanuel Stênio, da Comunidade Canção Nova. A partir da próxima sexta-feira, teremos dicas para os cantores, com Vânia Simião. Aproveitem!

É preciso ter um ouvido para a música e outro para Deus.
Certo dia, um amigo, que gostava muito de música e frequentava a paróquia e o grupo de oração, perguntou-me: "O que é necessário para entrar no ministério de música?". Apesar da pouca experiência como ministro de música, a resposta me veio logo à boca. "É preciso ter dois ouvidos: um para a música e outro para Deus".
Muitas pessoas se admiram com o ministério de música por alguns motivos, tais como: o poder que a música tem de envolver os nossos sentimentos e prender a nossa atenção; a beleza dos cânticos e instrumentos; o estar "à frente" diante do grupo de oração; entre outros. E muitas dessas pessoas desejam também fazer parte desse ministério.
O primeiro passo a dar é saber se tenho o "dom". Pessoas já nascem com ele e durante a vida o aperfeiçoam, principalmente no que diz respeito ao cantar. É importante verificar se tenho noções de ritmo, melodia, afinação, tanto para cantar quanto para tocar. Nesse caso chamo essas características de ter ouvido para a música.
Como é precioso, e até mesmo necessário, entrarmos numa escola e poder estudar música, aprender e aperfeiçoar o instrumento, conhecer e aplicar técnicas vocais, entre outros. Se você tem condições de fazer aula, não perca tempo, invista nisso. Devemos dar o melhor para Deus. Pratique muito, ensaie, amplie o seu repertório, aprenda novas canções, enfim, invista no dom. O dom de Deus cresce em nós à medida que o praticamos.
Até aqui, demos um passo por meio do qual descobrimos que somos músicos. No entanto, para sermos ministros de música precisamos ter ouvido para Deus. Assim como o nosso ouvido precisa estar afinado para a música, como servos de Deus, ele também precisa estar afinado para a voz do Senhor. Servimos ao Rei dos reis, por isso, precisamos escutar o que Ele tem para nos dizer, Suas ordens, Seus desígnios e desejos.
Com ter um ouvido para Deus e aperfeiçoá-lo? Por meio da oração. Somente com uma contínua e crescente vida de oração, somos capazes de nos tornar íntimos do Senhor, escutar a Sua voz e permitir que Ele nos use de acordo com Sua vontade. Por isso, ao passo que você estuda a música, tenha uma vida de oração.
De músicos o nosso mundo está cheio, homens e mulheres de vozes belíssimas que nos encantam com suas canções, que causam nossa admiração com seu instrumento, mas não preenchem nosso coração, pois essa ação somente Deus pode realizar.
A natureza nos deu dois ouvidos, que seja um para a música e outro para Deus. Esse é o ministro de música!
Deus abençoe,
"Tamo junto!"

Emanuel Stênio
http://blog.cancaonova.com/emanuel/

2 comentários:

  1. Sem dúvida, Deus nos dar a possibilidade e uma sede de estudar cada vez mais essa coisa chamada de música, é algo inesplicável, algo que ninguém jamais consegui viver sem a tal, mas precisamos dispor de nossa música para o Reino de Deus, para isso devemos sempre procurar aperfeiçoa-la de tal modo que não devemos esquecer jamais que Deus merece o melhor de tudo que fazemos. Antes de sermos músicos, somos cristãos. Devemos nos esforçar para assumir realmente nossa postura como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo e não como um músico secular.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos irmãos do Rouxinol, pela iniciativa, a grande diferença dos Músicos de Deus para os músicos seculares é que o Senhor usa nossas vozes e nossos intrumentos para que possamos levar a mensagem de DEUS através da música, que possamos aperfeiçoar a cada di9a esse dom maravilhoso que DEUS nos deu para que mais e mais pessoas possam experimentar do amor der DEUS e se sentirem mais próximas do seu Reino de amor er misericórdia.
    Um abraço a todos DEUS nos abençoe.

    ResponderExcluir