segunda-feira, 27 de junho de 2011

MORRE FREI FERNANDO SCHNITKER, OFM

Faleceu ontem, dia 26 de junho de 2011, Frei Fernando Schnitker. Ele tinha 82 anos de idade (06/06), completaria 62 de vida religiosa (24/09) e 56 de ordenação presbiteral (28/10). Era membro da Fraternidade São Francisco em Salvador. Foi internado no dia 25 de março deste ano no Hospital Manoel Victorini, em Salvador, para cuidar do fêmur que fora fraturado devido a uma queda. A cirurgia ocorreu no dia 12/04. Após a cirurgia, no dia 23/05, foi transferido para o Hospital Santo Antonio.
Sua vida foi marcada pela dedicação à Família Franciscana, sobretudo na Ordem Franciscana Secular – OFS, edificando novas fraternidades e zelando pela formação de seus membros.
Durante muitos anos, Frei Fernando foi Assistente Espiritual da OFS no Regional Paraíba / Rio Grande do Norte. Aos que tiveram a graça de o conhecer, ficam a saudade e o exemplo de franciscano dedicado e amoroso para com todos os irmãos. Que Deus conceda o seu descanso eterno, como recompensa pelo muito que fez em nosso meio. Paz e Bem!

Charles Bezerra do Nascimento, ofs
Ministro / Fraternidade Nossa Senhora da Conceição
Ceará-Mirim / RN

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ORIGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a Igreja celebra, em todo o mundo, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Em Ceará-Mirim, a programação tem início com Missa, às 6:30h da manhã, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Das 8h às 16h acontece Adoração ao Santíssimo Sacramento, sob a responsabilidade dos grupos paroquiais para acolher a todos os fiéis. A partir das 16h acontece a Procissão com o Corpo de Cristo pelas principais ruas da cidade, encerrando com mais uma Missa, na Igreja Matriz. Para o trajeto da procissão, será confeccionado um tapete eucarístico. As casas que ficam no percurso também podem ser ornamentadas com toalhas brancas e motivos que lembrem a santa eucaristia. Conheça um pouco mais sobre a Solenidade de Corpus Christi:

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRATERNIDADE CELEBRA SANTO ANTÔNIO

A Família Franciscana de Ceará-Mirim realiza, desde 1º de junho, a Trezena em honra à Santo Antônio. A devoção acontece até o próximo dia 12, sempre à noite, nas residências dos irmãos enfermos e idosos da Ordem Franciscana Secular. No dia 13 acontece o encerramento, quando será celebrada missa, às 6h da manhã, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Para a celebração, os fiéis são convidados a levar pães, que receberão a Bênção de Santo Antônio e depois, serão distribuídos aos pobres. O gesto lembra o santo, que é conhecido pelas obras de misericórdia em favor dos mais necessitados. Tornou-se frade franciscano em 1220, após o testemunho do martírio dos primeiros irmãos menores. Conheceu São Francisco de Assis, que o chamava de "meu bispo", em referência à sua grande sabedoria e oratória.